SIFEP realizou no dia 21 de Janeiro uma Assembléia Geral Extraordinária em Campina Grande com os segmentos de Farmácia, Drogaria e Distribuidora de Medicamentos no sentido de discutir reajuste salarial para data base de 1º de Julho de 2013.


A Assembleia aconteceu no SENAC em Campina Grande e contou com a participação de profissionais farmacêuticos e a diretoria do SIFEP não pôde comparecer a essa assembleia.


O SIFEP enviou a Assessoria Jurídica para conduzir os trabalhos. Como de praxe Dr. Alex Neyves iniciou os trabalhos dizendo que na última mesa de negociação com o SIDIFARMA-PB as negociações não avançaram e que a proposta inicial foi de 4,98% mas que recentemente através de oficio enviado ao SIFEP eles ofereceram 7% e um aumento de R$ 5,00 para R$ 7,00 no vale alimentação para quem exerce atividade de manipulação. Alex disse também que as negociações tendem avançar, "vamos fazer pressão sobre o SIDIFARMA-PB até conseguirmos". Já um dos farmacêuticos presentes sugeriu fazer uma nova contra proposta de 9% sem os vales e que foi aprovada pelos demais.


A figura das Assembléias Extraordinárias no Brasil a fora, é sinônimo de muita discussão sobre tudo quando não se consegue o aumento desejado para a categoria. E quando não se consegue chegar a um acordo, parte dos profissionais decide parar. Aqui não poderia ser diferente.


Durante a assembleia, também foi sugerido, caso o SIDIFARMA-PB não aceite a nossa proposta de 9% que fosse organizado um movimento de paralisação com os farmacêuticos de Campina Grande e das regiões próximos a Rainha da Borborema, mas que, o movimento pudesse contar com o apoio das entidades fiscalizadoras do CRF/PB, AGEVISA e demais órgãos, movimento levantado pelos farmacêuticos presentes.


A Assembleia foi bastante participativa e contou com sugestões da maioria dos farmacêuticos presentes. Um dos assuntos discutidos foi a respeito da questão da insalubridade, que uma farmacêutica presente falou no momento. Na visão da profissional, todos sabem que a insalubridade é uma questão que tem que ser discutida. No entendimento do Advogado do SIFEP, estes e outros questionamentos serão estudados de acordo com a Legislação trabalhista e que tão logo será trazido para as próximas assembléias um posicionamento.


Próximas ações do SIFEP


A Diretoria do SIFEP já encaminhou oficio ao SIDIFARMA-PB para marcar a próxima mesa de negociação, onde serão discutidos os pontos avaliados e votados nessa assembléia.

Sindicato dos Farmacêuticos da Paraíba
"A luta deve continuar"


Ascom
Sifep