Em virtude da pandemia do CORONAVÍRUS, com o avanço dos casos em Pernambuco, o SIFEP como representante legal dos FARMACÊUTICOS no Estado,de acordo  com o que determina a NR 6, vem informar às administrações dos HOSPITAIS, FARMÁCIAS, CLÍNICAS e LABORATÓRIOS, sejam da área pública ou privada, que todos são obrigados a  fornecer EPI gratuitamente aos profissionais que fazem parte dos seus quadros de funcionários, com o intuito de garantir a segurança destes e da população por eles atendida.  A NR 6 estabelece que o material deve ser fornecido em perfeito estado de conservação e funcionamento, quando observadas as seguintes circunstâncias: a) Sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes de trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho;b) Enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas e,c) Para atender situações de emergência.Tendo em vista o que determina a Norma Reguladora e as orientações do MPT, a entidade sindical solicita aos empregadores o cumprimento rigoroso dessas medidas, para evitar denúncias que possam ser levadas aos órgãos competentes. Neste momento faz-se necessária a conscientização de todos os agentes envolvidos, com a finalidade de impedir a expansão do Covid-19 e preservar a saúde dos profissionais desta área.

Hariad Ribeiro de Morais
Presidente do Sifep